O Método Cuevas Medek Exercises (CME)


  
Definição 
O Método Cuevas Medek Exercises (CME) é uma abordagem fisioterapêutica utilizada para crianças que possuem alteração no desenvolvimento motor causado por síndrome não degenerativa que afeta o Sistema Nervoso Central.  Esta terapia pode ser aplicada a crianças a partir de 3 meses de vida até que elas atinjam o controle da marcha independente. Como os terapeutas que utilizam o Método CME precisam expor à criança a influência da força da gravidade, através do progressivo suporte distal, o uso desta terapia pode ser limitado pela altura e peso da criança.  O Método CME foi criado e desenvolvido por Ramón Cuevas, fisioterapeuta chileno, durante a década de 70, em Caracas, Venezuela. 

O princípio fundamental do CME é baseado no fato de que crianças que possuem comprometimento no seu desenvolvimento precisam reforçar seu potencial de recuperação natural. Esta propriedade do Sistema Nervoso Central continua a propulsar o processo de desenvolvimento mesmo após a seqüela ter se instalado.  A reação natural do "potencial de recuperação" isoladamente, não pode tirar a criança da situação de desenvolvimento motor anormal. Por isso é crucial iniciar a terapia motora no momento da detecção dos primeiros sinais de atraso na função motora. O nível final de independência motora alcançado pela criança irá depender dos seguintes fatores:

  • 1- A detecção precoce da alteração no desenvolvimento motor. 
  • 2- A existência do potencial de recuperação cerebral. 
  • 3- A aplicação no momento correto de uma abordagem significante de terapia motora. 
  • 4- A execução constante de exercícios apropriados até se atingir o total controle motor. 
Características 
Provocar o aparecimento de funções motoras automáticas ausentes.
Cooperação e motivação da criança não são requisitos na terapia CME.
Expor a criança à influência natural da força da gravidade com progressivo suporte distal.
Manobras de alongamento são integradas na terapia CME.
Tônus muscular aumentado em extremidades não são obstáculos para se estimular o controle postural em pé.
Um período de triagem é proposto para se demonstrar resultados a curto prazo da Terapia CME. 

Avaliação  
O Método CME possui um protocolo de avaliação próprio composto de 41 itens. Na avaliação serão realizados testes para se verificar o estágio motor da criança, sendo avaliado desde controle cervical até marcha independente.  No IMPDor, a avaliação dura em média 90 minutos e é composta pelo protocolo de avaliação CME, além da entrevista com o responsável e avaliação geral da criança. A avaliação é de fundamental importância para que se possam traçar os objetivos terapêuticos. Conhecer a rotina da família, a rotina da criança, as preferências da criança, além dos aspectos motores nos possibilita tratar a criança de forma global. Na avaliação os responsáveis deverão trazer todos os exames relevantes, assim como os relatórios hospitalares e terapêuticos e deverão vestir a criança com roupas confortáveis.

Exercícios  
O CME possui mais de 600 tipos de exercícios. Cada exercício representa um desafio biomecânico particular para a criança. Cada exercício de fisioterapia demanda uma resposta ativa da criança e a escolha do exercício sempre estará diretamente relacionada com o potencial de reação dela. A porção de "arte" da terapia CME depende da habilidade do terapeuta CME em escolher e aplicar uma boa seqüência de exercícios durante a sessão de fisioterapia, com o objetivo de "provocar" novas reações espontâneas posturais funcionais. 

A porção "científica" da terapia CME reside no emergir de novas respostas do cérebro imaturo. A terapia CME propõe um período de prova de 8 semanas de tratamento diário para se provar que este programa de terapia pode ajudar a criança a progredir. O objetivo principal deste período de 8 semanas é alcançar pelo menos 3 dos objetivos propostos na avaliação.  Utilizando estes 3 objetivos como critério, os pais terão um método concreto de avaliar a efetividade da abordagem terapêutica utilizada com seus filhos. A terapia CME é a única abordagem terapêutica comprometida com estes princípios de efetividade. 

Equipamentos
Este conjunto de caixas especiais é utilizado para aplicar a terapia CME assim que a criança tenha condições de se manter de pé apoiada pela coxa. As caixas possibilitam ao terapeuta e aos pais todas as possibilidades biomecânicas funcionais para estimular todo o espectro das reações de estabilidade em bípede e as respostas de equilíbrio.

O equipamento é composto por: 
Três caixas com as mesmas medidas, uma caixa alta, uma prancha quadrada, um cubo e uma barra.  Sabendo como tirar vantagem do material CME, a criança poderá ser estimulada dinamicamente para se aprimorar a sua estabilidade em bípede, equilíbrio e controle da marcha. Este conjunto permite ao terapeuta realizar exercícios de forma segura e ergonômica, pois a sua execução acontece dentro do alcance do terapeuta.  Esta mesa com medidas especiais é útil e necessária para realizar o tratamento de crianças desde os exercícios de controle cervical até o momento em que elas sejam capazes de se manter firmemente em bípede auxiliadas pelos tornozelos. 

Contra-indicação
Existem algumas contra-indicações para se receber a terapia CME:
Doenças degenerativas.
Osteogênese Imperfeita.
Epilepsia não controlada.
Bebês menores de 3 meses, exceto para terapeutas CME II e CME III.
Qualquer terapeuta que não possua formação em CME assinada por Ramón Cuevas.
Seguir informações passadas por profissionais não graduados em CME. 

Referência

13 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde! Sou Fisioterapeuta formada pelo método pelo Ramon Cuevas, e atendo na região de Alphaville -SP e arredores. Estou à disposição para dúvidas e atendimentos. Obrigada!
ligiaconte@uol.com.br

Denise Mota disse...

COMO E ONDE FAZER ESSE CURSO?

disse...














onde fazer o curso?

Patrícia disse...

Olá, preciso de um fisioterapeuta na região de Aruja/ Guarulhos que aplique essa técnica...

Unknown disse...

Vc cobra pelas terapias???
Atende crianca PC... Obgd

Unknown disse...

Vc atende onde? Poderia me passar mais informações?
tatiana.equi@hotmail

Unknown disse...

Vc atende onde? Poderia me passar mais informações?
tatiana.equi@hotmail

Unknown disse...

Oi tenho um filho com síndrome de down e sou de minas Gerais como Faso pr levá-lo pr este tratamento com método mi passa o contato de vçs OBrigada sintia.geane@yahoo.com.br

Unknown disse...

oi gostaria de saber onde fazer o curso

Unknown disse...

Onde fazer esse curso

Unknown disse...

Olá! Como e onde fazer esse curso?

Unknown disse...

Onde tem o curso?

Unknown disse...

Foi criado pelo ramon chileno santiago chile exercício crianças que não sabertura andar equilíbrio sigla cuevas medek exercício e
Gislaine bacarin lopes praforma fisioterapia cuevas medek
Aguida bach e gislaine ea lu também para assistir ao cantar no the voice kids domingo Rio de Janeiro de do terceiro ano consecutivo

Postar um comentário