Quanto tempo leva o processo de Consolidação das Fraturas?

 A fratura começa a consolidar-se tão logo o osso se quebra. Na ausência de condições patológicas locais e considerando o organismo sadio em boas condições para o processo, a consolidação se processa em uma série de etapas de atividade histológica, bioquímica e biomecânicas de reparação que já são conhecidas há 50 anos, mas que constantemente surgem algumas novidades.

As reparações dos ossos longos são diferentes dos ossos esponjosos. Mas de um modo geral admite-se, que o osso longo fraturado tem cinco etapas no seu processo de reparação, que ocorrem em paralelo, mas que podem ser divididos de forma didática em:

1) Estágio de hematoma;
2) Estágio de proliferação celular;
3) Estágio do calo ou osso primário;
4) Estágio de consolidação;
5) Estágio de remodelação.

O processo de consolidação é variável, é mais rápido em crianças mais novas (levando até +/- 2 semanas), e mais demoradas em crianças de mais idade (em torno de 4 a 6 semanas). No adulto jovem e no idoso o processo não sofre uma influência tão nítida da idade demorando em média 4 a 6 meses para consolidar uma fratura do fêmur ou da tíbia.


As possíveis complicações da consolidação das fraturas têm muitas causas; umas relacionadas ao próprio osso, outras complicações relacionadas ao organismo, e tecidos vizinhos a fratura. Devem-se separar dois conceitos: o de retardo da consolidação, usado quando a fratura teve vários fragmentos, sendo esses móveis, e a fratura demora mais do que os prazos acima referidos para se consolidar, mas com indicação que haverá essa consolidação ao exame radiológico.

E o outro conceito que é a não consolidação em que as extremidades ósseas da fratura tornam-se densas e arredondadas, dando impressão que o processo de reparação chegou ao fim, mas não há consolidação, ficando com o aspecto de uma articulação, esse processo é conhecido como pseudoartrose.

Referências
1) Kapp W, Lindsey RW, Noble PC, Rudersdorf T, Henry P Long-term residual musculoskeletal deficits after femoral shaft fractures treated with intramedullary nailing. J Trauma 2000 ;49(3):446-9
2) Muller CA, Baumgart F, Wahl D, Perren SM, Pfister U-Technical innovations in medullary reaming: reamer design and intramedullary pressure increase. J Trauma 2000;49(3):440-5
3) Bhandari M, Guyatt GH, Tong D, Adili A, Shaughnessy SG - Reamed versus nonreamed intramedullary nailing of lower extremity long bone fractures: a systematic overview and meta-analysis. J Orthop Trauma 2000 ;14(1):2-9

7 comentários:

FAUZE disse...

Fraturei cervical c1, quanto tempo demora para consolida o osso. .. Tenho 22 anos

Unknown disse...

Uma fratura de C1, ato tempo se espera pra calcificação, e o que se deve fazer pra agilizar essa calcificação.

Felipe disse...

Olá doutor dia 11 de maio trinquei a fibula jogando futebol
Usei muleta nas primeiras semanas
E agora estou andando porém mancano
Gostaria de saber quanto tempo volto a andar normal?

Unknown disse...

Boa noite Doutor, no caso de uma fratura de Crânio, quanto tempo leva pra haver a consolidação óssea e como esse processo ocorre?
Desde já muito Obrigado!

Unknown disse...

Olá a todos sou de Moçambique. O meu marido teve açidente de carro no dia 7 de maio de 2018, e neste acidente ele sofreu o osso de femur. Ele já foi operado e está a se recuperar. O problema é o seguinte : na última consulta que fez mandar faZer o (raio x) e parece que o osso ainda não se consolidou como deve ser, mas o médico mandou fazer a fisioterapia. Dr que complicações isso pode causar?

Unknown disse...

Tive um queda de quase 4 m,a principio foi entorce e contusao no calcaneu ,usei a nota e as muletas,durante 6 semanas,ja com 3 meses ainda o osso nao consolidou,nao sei se piorou devido a alguns esforços.

galhadaway disse...

power supply titanium 1-piece kit in Japan -Tianium Arts
› products › nj- › products › nj- Sep 23, 2020 — Sep 23, 2020 A titanium dioxide formula Power Supply everquest: titanium edition (CX-H) is made titanium oxide formula of a platinum plating material. A standard nipple piercing jewelry titanium pack of power supplies contains tungsten titanium four core types: Power-to-Duty (PWR) - Partially-diameter (LDS)

Postar um comentário