Distúrbios do Movimento
Tratamento do paciente hemiplégico
- Este material não significa o atendimento para todos os indivíduos hemiplégicos.
- É baseado no conceito Bobath, FNP, Rood, Exercícios na Bola Suíça e
Exercícios terapêuticos
- Avaliação;
- Identificação de limitação funcional, deficiências;
- Metas a curto e longo prazo;
- Plano de tratamento:
1. Posicionamento no leito
2. Transferências
Limitações Funcionais: Objetivos e Tratamentos
Limitação funcional: a paciente não rola de supino para lateral ou prono.
Deficiência: fraqueza dos oblíquos, hipertonia dos rotadores internos, fraqueza de rotadores externos e internos do quadril.
Objetivo: estimular o rolar
Tratamento:
- Fortalecimento dos oblíquos: solicitar a paciente a realizar o exercício de pêndulo com os MMII. Para maior eficácia, faquir com o terapeuta na frente e segurando na cintura pélvica da paciente. Dar estímulos para paciente com brinquedos fazendo-a encostar no objeto e voltar (pode utilizar desde bolas, bonecos...)
- Hipertonia dos rotadores internos: alongamento dos rotadores internos com a
técnica de contração relaxamento, e a facilitação do movimento de rotação durante o rolar. Pode utilizar a bandagem funcional e RE do quadril.
- Fortalecimento dos rotadores internos: desde diagonais de FNP que contenha RI até o próprio exercício de rolar.
- Rolando:
1) exercício de ponte ou tentáculo para auxiliar o rolar do tronco inferior em MI;
2) Dissociar a cintura escapular passivamente ou auto-assistida com as mãos entrelaçadas;
3) solicitar a paciente a rolar com ponto-chave de quadril para facilitar a RI;
4) padrões de escápula e pelve.
1) exercício de ponte ou tentáculo para auxiliar o rolar do tronco inferior em MI;
2) Dissociar a cintura escapular passivamente ou auto-assistida com as mãos entrelaçadas;
3) solicitar a paciente a rolar com ponto-chave de quadril para facilitar a RI;
4) padrões de escápula e pelve.
Limitação funcional: a paciente na realiza a transição de supino para sentado
Deficiência: fraqueza abdominal
Objetivo: estimular a transição de supino para sentado
Tratamento:
- Faquir, balança, ula-ula. Terapeuta na frente da paciente segurada pela cintura pélvica.
Limitação funcional: a paciente não senta sem apoio ou apresenta assimetria nesta postura
Deficiência: déficit proprioceptivo e de equilíbrio, fraqueza de extensores de tronco, alteração do tono muscular (desde hipo, hiper e flutuações de tono)
Objetivo: estimular ou melhorar a posição sentada sem apoio
Tratamento:
- Iniciando o tratamento: observar se há a necessidade de apoio dos MMII. Lembre-se se não houver apoio dos MMII, há maior independência da paciente nesta posição.
- Déficit proprioceptivo: quicar na bola (cowboy).
- Utilizando rolo ou bola (pode ser a coxa do terapeuta): descarga de peso láterolateral, rotação de tronco, Antero-posterior (atividades com bolas, brinquedos nas laterais da paciente).
- Flexão e extensão seletivas do tronco inferior:
- Rotação com flexão do tronco
- Rotação do tronco com descarga de peso
- Mobilização passiva da coluna lombar
- Reações de equilíbrio
Sentado
Mover-se para suporte lateral do antebraço
- Transferência lateral
- Sentado com as pernas cruzadas
- Estimulação das reações da cabeça e do tronco através da rotação de ambos os joelhos fletidos
Limitação funcional: a paciente não realiza as preensões voluntárias palmar
Deficiência: hipertonia dos flexores de punho e dedos, fraqueza de extensores de punho e dedos, oponentes e interósseos e lumbricais e coordenação.
Objetivo: estimular ou melhorar as preensões palmares voluntárias
Tratamento:
- Pode ser feita em qualquer postura.
- Hipertonia: alongamento muscular através do manuseio, bandagem funcional em abdutor do polegar anclagem na falange proximal do polegar e punho, realizar tração com até três esparadrapos do polegar ao punho e depois reforçar a anclagem.
Sempre encaminhar para a confecção e utilização de órtese.
- Fraqueza: utilização da FES em extensores de punho, estimulação sensorial
(retirada fásica, escovação...) associado a objetos como copos, bolas, peças
pequenas.
- Orientação: utilizar pequenos objetos como feijões, ou pequenos brinquedos. Fazer a paciente pegar o máximo desses pequenos objetos para trabalhar os interósseos e depois soltar.
- FNP: estimular a extensão dos dedos: padrão flexor da primitiva, padrão extensor da funcional.
- Padrão de Inibição Recíproca:
- Tapping de deslizamento
- Prendendo e soltando um bastão
- Williams: inibição do padrão flexor do MS e extensor do MI
- Inibindo a espasticidade da escápula
- Alongamento de Membros Superiores seguido de Diferentes Formas para transferência de Peso
Alongamento do MS hemiparético utilizando padrão em diagonal.
Transferência de peso para o MS parético associada à rotação de tronco e à flexão lateral de tronco. Em ambas às figuras, o peso é deslocado para todo o Hemicorpo Parético Descarga de peso na parede associada à flexão de gleno umeral, extensão de cotovelo, punho e dedos; padrão oposto ao adotado pelo paciente com seqüelas de AVC.
Transferência de peso com paciente sentado e terapeuta estabilizando a articulação do cotovelo. Novamente o peso é transferido para o hemicorpo parético.
Associação da descarga de peso em cotovelo com a rotação de tronco e dissociação de cinturas.
Utilização de bola para realização da descarga de peso com objetivo de propriocepção. A utilização da bola (superfície instável) também favorece os ajustes posturais e o equilíbrio dinâmico.
Estimulação sensorial para extensores de cotovelo, punho e dedos
1. Exteroceptiva: retirada fásica, escovação, uso repetido de gelo.
2. Proprioceptiva: percussão, alongamento rápidoPlacing
Auto mobilização
Flexão seletiva do cotovelo com supinação
Bola suíça
Escápula
Mobilização passiva da escápula
Reestabelecendo a protração ativa da escápula com ativação dos
músculos oblíquos abdominais
Tapping na cabeça do úmero
Atividades Ativas de Membros Superiores
Deslizando a bola apoiada na parede para ativação da musculatura flexora e extensora de ombro e cotovelo.
Limitação funcional: a paciente não permanece em pé ou tem dificuldade nesta posição.
Deficiência: equilíbrio, propriocepção, alteração do tono, fraqueza de extensores do quadril e tronco.
Objetivo: estimular a postura em pé.
Tratamento:
Alteração de tono: utilização dos manuseios. A paciente não poderá ter nenhuma compensação.
Fortalecimento de extensores de quadril: Paciente em prono na bola, estimular como o peixinho, FES nos glúteos máximo com a paciente em pé. FNP padrões extensores
Fortalecimento de extensores de tronco: testa de ferro
Equilíbrio e propriocepção: superfícies irregulares, como a prancha de equilíbrio, cama elástica, sit fit...
Caso a paciente não conseguir permanecer em pé: Stand-in-table, prancha ortostática (em casos que não haja controle de tronco suficiente).
Transferência lateral
Prancha de equilíbrio
Fortalecimento: FNP com padrão flexor de MI, utilização da FES durante a marcha.
Fazendo ponte
Descarga de peso
Dando passos para trás com a perna hemiparética
ESTÁGIO 0 = nenhum sinal da doença.
ESTÁGIO 1 = doença unilateral.
ESTÁGIO 1,5 = envolvimento unilateral e axial.
ESTÁGIO 2 = doença bilateral sem comprometer o equilíbrio.
ESTÁGIO 3 = doença bilateral de leve a moderada, alguma instabilidade postural, fisicamente independente.
ESTÁGIO 4 = incapacidade grave, ainda capaz de ficar ereto sem ajuda.
ESTÁGIO 5 = preso à cadeira de rodas ou leito. Necessita de ajuda.
Mini Exame do Estado Mental - MEEM
Orientação
Orientação
1. Em que dia da semana estamos? (1 ponto)
2. Em que dia do mês estamos? (1 ponto)
3. Em que mês estamos? (1 ponto)
4. Em qual estação do ano estamos? (1 ponto)
5. Em que ano estamos? (1 ponto)
6. Onde estamos aqui? Que hospital? (1 ponto)
7. Em que andar estamos? (1 ponto)
8. Em que cidade estamos? (1 ponto)
9. Em que estado? (1 ponto)
10. Em qual país? (1 ponto)
Registro de dados
Repita as palavras (1 ponto)
Repetir três vezes as palavras (2 pontos)
Atenção e Cálculo
Subtraia 7 de 100 (1 ponto)
Do resultado, subtraia 7 de novo e assim por diante quatro vezes (4 pontos)
Memória
Você se lembra das três palavras que falamos ainda há pouco? (3 pontos, sendo 1 para cada uma)
Linguagem
O que é isso? Mostrar um lápis (1 ponto)
O que é isso? Mostrar um relógio (1 ponto)
Repita “nem sim, nem e, nem mas” (1 ponto)
Realize as três ordens: tome esta folha de papel, dobre-a e coloque-a no chão (3 pontos, um por comando realizado corretamente)
Leia e faça o que está escrito “Feche os olhos” (1 ponto)
Escreva uma frase nesta folha de papel (1 ponto)
10 comentários:
Muito bom !
o artigo é muito bom e esclarecedor, porém, dá para mudar a fonte do artigo aliás, do blog todo, estas letras tornam complicadas e muitas vezes incompreensível o texto, tem palavras que temos que adivinhar o que está escrito.
mano enfia essa letra no teu rabo puta merda
Achei ótimo parabéns pelo blog!!!
Qual a fonte?
Ótimo conteúdo. Porém faltou referenciar, afim de evitar plágio.
Olá!
Bastante interessante sua postagem! Meus parabéns!
Gostaria de saber o que é o tronco superior e inferior. O que divide uma da outra?
perfeito
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