Estimulação Magnética Transcraniana na Reabilitação de Pacientes com AVC


Introdução

A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) trata-se de uma técnica não-invasiva e indolor em seres humanos conscientes. Essa técnica é baseada em um campo magnético variável. Uma bobina pequena que recebe uma corrente elétrica alternada extremamente potente é colocada sobre o crânio humano na região do córtex. A mudança constante da orientação da corrente elétrica dentro da bobina é capaz de gerar um campo magnético que atravessa alguns materiais isolantes, como a pele e os ossos, gerando a corrente elétrica dentro do crânio, onde é capaz de ser focalizada e restrita a pequenas áreas, dependendo da geometria e forma da bobina.

Quando essa corrente atinge o córtex motor, ela pode produzir uma resposta muscular no membro contralateral. Quando a EMT é aplicada sobre outras regiões do córtex cerebral, os resultados irão depender das funções envolvidas com a área escolhida; logo, efeitos cognitivos e emocionais são possíveis.

Orientações Básicas ao Paciente Traqueostomizado

Partes da Traqueostomia: 
As partes que compõem o tubo  traqueal de metal dividem-se em  cânula e subcânula. É muito importante mantê-las sempre limpas e livres de obstruções, para evitar bloqueios à entrada de ar, acúmulo de secreções e mal-cheiro.