O Método Reequilíbrio Tóraco-Abdominal - RTA

            Histórico
O Método RTA surgiu na década de 80 em função do desejo de sua idealizadora, fisioterapeuta Mariangela Pinheiro de Lima, de alcançar melhores resultados do que os obtidos com as técnicas aplicadas até então.

Trabalhando em um hospital pediátrico, onde a imaturidade de bebês e crianças com doenças respiratórias não permitia que eles obedecessem comandos, ela começou a elaborar uma atividade terapêutica que levaria em conta várias alterações que estes distúrbios promovem, como sensoriais, posturais, motoras e ocupacionais.

Epidemia de acidentes motociclísticos



  • Introdução
Os acidentes motociclísticos estão sendo tratados como epidemia pelo Ministério da Saúde nas grandes cidades. Dados divulgados apontam uma realidade  absurda no município de Joinville, em S.C: das internações e atendimentos a pacientes vítimas de acidentes de transito, 65% são prestados a condutores de motocicletas.

  • Números só tendem a aumentar
Os números de acidentes envolvendo motociclistas não param de aumentar. Um estudo epidemiológico realizado pela Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville relata que em 2005 foram registrados na cidade 2.830 acidentes com este tipo de veículo, em 2006 somaram 3.138 acidentes, em 2007 foram 3.210, em 2008 foram 3.333 e no período de janeiro de 2009 ao dia 23 de março deste ano 678 pessoas haviam colidido pilotando moto.

O pefril do acidentado de moto é sempre o mesmo, formado por homens em sua grande maioria e jovens, na sua maioria os condutores de motocicletas pertencem à faixa etária dos 18 aos 40 anos, são homens e estudaram até o ensino fundamental segundo pesquisa do Ministério da Saúde, que apontou crescimento de 2000% em 16 anos no número de mortes envolvendo este tipo de veículo em todo o país. De acordo com o estudo, em 1990, haviam sido registradas 300 mortes por acidentes de moto. Em 2006, o numero pulou para 7 mil.